ASSENTAMENTO DE EXU

Um dos assuntos que mais causa polêmica nos adeptos dos cultos afro-brasileiros é o ritual de assentamento de Exu. Assentar ou fazer alguém tomar assento significa fazer com que algo ou alguém seja colocado sobre uma fundação, ajustando as energias e aplicando-as para diversos fins.

O Exu não possui corpo material. É um ser que, apesar de possuir fagulhas ígneas, está no plano astral e no campo cósmico. A Quimbanda Brasileira entende que os Exus são os espíritos dos mortos que receberam o título de uma legião e agem em conformidade com a mesma. Tais espíritos já estiveram presos no invólucro material (corpo físico) e possuíam características individuais que, segundo as diretrizes do nosso templo, devem ser cultuadas.

Partimos da idéia que os assentamentos de Exu (chamado pelos africanos de “Igbá Èsú”) são um grupo de fetiches que geram uma força de canalização dentro do culto de Exu. Fetiches são objetos carregados de energias positivas e negativas que possuem poderes sobrenaturais e atributos mágicos. O conjunto desses objetos, acrescido de ritualísticas apropriadas criam um campo energético muito poderoso que possibilita a formação de um corpo físico para os seres que se encontram no astral.

O assentamento é uma forma de recriar um microcosmo onde o Exu será cultuado. Para que isso ocorra, são necessários elementos sagrados trabalhados em ritualística de alta e baixa magia agregados a canalização de energias do feitor ou mestre de Exus (pessoa que fará o assentamento).
Existem varias formas de assentar um Exu uma é na chamada Cabala e outra no vulto ainda existe o assentamento em Ocuta estas são as mais conhecidas mas ainda existem outras e temos também a variante do assentamento ser aberto , fechado e de buraco.
Algumas pessoas feitoras de Exus o fazem sempre da mesma forma ou seja o assentamento de um Tranca Rua seria igual a de um Exu Pimenta por exemplo, quem segue este ritual leva em conta e acredita que os Exus apenas são um espírito que se apresentar para o trabalho na linha de evolução sem usar seu nome verdadeiro ou seja o da ultima encarnação, esta linha de culto esta ligada diretamente a Umbanda.
Existem pessoas que fazem para cada Exu um assentamento diferente ,pois cada linha de Exu seria responsável por uma linha de trabalho e teria suas ferramentas de assentamento diferenciadas.
Esta linha de pensamento segue da seguinte base, não adianta você entregar a um medico uma colher de pedreiro pois ele não teria o que fazer com ela.

BRUXO MAGO NEGRO

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s